segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Mountain Baikismo

A região da Serra da Mantiqueira apresenta inúmeros caminhos que nos levam a lugares paradisíacos.
Uma das opções de transporte mais adequadas para se conhecer estes caminhos é montado em cima de uma bike,
pois nela é possível admirar detalhes da paisagem, conhecer os moradores de cada lugarejo, sentir aquele delicioso vento no rosto e saborear aquela gostosa sensação de auto-superação.

Naqueles encontros semanais na bicicletaria do Ramires (a Central Bike) combinamos de fazer um role pelas bandas de Gonçalves voltando pelos altos da Pedra do Baú e Vila Maria.
Saímos no dia 09 de Fevereiro, uma tarde de sábado em frente à Triboo!. O caminho escolhido foi seguir mesmo por asfalto sentido Piranguinho, Brasópolis, Paraisópolis e Gonçalves pois ganharíamos tempo neste final de dia. No grupo estavam presentes os companheiros Eduardo Colares, Claudinho, Marcelo Zaranha, Fernando Garça e eu, Orlando. Neste dia, fomos curtindo as belas paisagens da Estação Dias com as alucinantes paredes de granito que já foram presenteadas com lindas vias conquistadas pela galera da Triboo!. Depois demos um tempo no vilarejo de Cruz Vera que oferece um dos melhores locais de escalada esportiva do país, a Falésia dos Olhos. Já de noite, chegamos a Gonçalves depois de uma subida caprichada. Mas chegamos também com uma surpresa, minha bike acabou estourando a corrente, fazendo com que o cambio entrasse nas raias ficando todo contorcido, que “zebra”, a gancheira chegou a entortar bem e não tínhamos ferramentas para colocá-la no lugar. O Colares já havia reservado um chalé na Pousada Canto dos Passarinhos (http://www.cantodospassarinhos.com.br/) para gente ficar, só que ela fica a 12km morro acima de Gonçalves, no bairro do Campestre. Achei melhor ligar para o Sr. Geraldo, pessoa nota 10 que pegou seu carro e veio me buscar no centro da cidade e o resto da galera acabou concluindo a trip até o Campestre. No Domingo acordamos cedo, tomamos um farto café na pousada junto com o André Chiarelo amigo montanhista que estava dando uma rolê de moto por lá. Com paciência, conseguimos arrumar minha magrela com as ferramentas do Sr.Geraldo. Seguimos sentido leste rumo ao bairro dos Serranos de São Bento do Sapucaí, onde já deu para ver no horizonte a Pedra do Baú, onde logo estaríamos passando ao lado dela. Fizemos um adrenante down hill até os Serranos e tocamos em direção ao Paiol Grande, lá almoçamos no Restaurante Camping Bar, uma comida muito boa e barata. Sem moleza, já saímos em um ritmo leve para encarar a subida da Pedra do Baú.
Logo já estávamos na cachoeira do Toldi, onde paramos para dar um pit stop e sacar umas fotos. Continuamos o pedal pro alto até atingir 1800m onde " de cara" aparece bem na nossa frente o Pico dos Marins, o Marinzinho e a Pedra da Mina. Logo a noite caiu, e ainda faltava a Vila Maria e o down hill da usina São Bernardo. Mas sem pressa fomos percorrendo todo caminho curtindo bastante cada instante. Demos uma parada na represa da Vila Maria para outro pit stop e vestir os anoraques pois estava ameaçando uma chuvinha e a partir dali era só descida. As oito horas chegamos em Piranguçu onde encaramos um sanduba irado e seguimos para Itajubá para completar esta pedalada de aventura.

Nada vale tudo isso se você não tem bons companheiros que possam dividir com você todos momentos juntos, sejam estes momentos dificies, belos,
especiais e únicos !

Boas pedaladas a todos !

Um comentário:

André Zancanaro disse...

Pô, muito massa, pensei que era só eu que além de escalar tb dava uns pedais nervosos! Show.