terça-feira, 16 de outubro de 2007

5.420 Metros de Altitude

Em setembro deste ano, fomos participar de um curso de gelo promovido pela agencia Grade VI na Bolívia, eu Orlando, o Jonatas (Irmão) e o Paulo Toledo. Saímos do Brasil no dia 01/09 rumo a Lapaz que fica a 3600m de altitude.

Para aclimatar ficamos um dia escalando e caminhando na zona sul da cidade para no outro dia partir para o Acampamento Base do Condoriri 4200m.

Fomos acompanhados pelo guia Juanjo e sua esposa Heidy (responsável pela nossa alimentação). Descansamos o primeiro dia conversando bastante e recordando alguns conhecimentos técnicos de escalada em rocha.

No 2º dia fomos aprender a andar em grampons e usar os bastões piolet no glaciar do Tarija. No outro dia fomos para o glaciar do Condoriri práticar técnicas de resgate em greta, escalada guiada e recuperação de quedas.

O quarto dia foi reservado para descanço e arrumar os equipos para o dia mais esperado, a tentativa de chegar ao cume do Pequeno Alpamayo 5.420m.

Acordamos as 3:00 da manhã e seguimos em direção ao glaciar do Tarija, subimos através de gretas e um gelo duro até chegar ao cume do Tarija 5.200m as 9:00.

Depois de desescalar uma grande parede seguimos por uma crista fina até chegar em uma parede bem vertical de gelo podre.
Escalamos ela e depois uma outra mais tranquila até chegar aos 5420m do Pequeno Alpamayo que nos recebeu com uma fina neve que caia do céu.
Valeu de mais a presença dos companheiros e o profissionalismo da agencia Grade VI.