domingo, 31 de janeiro de 2010

RPPN Pedra Aguda


EDIÇÃO 38 - JORNAL ITAJUBÁ NOTICIAS

Empresário amante dos chamados esportes radicais e da contemplação e conservação da natureza, Orlando Mohallem é proprietário de uma área que se tornou a primeira RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de Itajubá. Itajubense, casado, 34 anos, Orlando, que também é presidente do Clube Montês Itajubense, fala nesta entrevista sobre o projeto que pretende implantar na reserva, a estrutura que o local já possui, além da atividade que desenvolve na área de turismo de aventura. Orlando recebe montanhistas e escaladores de várias partes do país, que vêm a Itajubá conhecer algumas das pedras mais famosas da região e da nossa zona rural. Entre elas, estão as pedras da Piedade, Vermelha, Pico dos Marins, entre outras, e a Pedra Aguda, onde está localizada a RPPN.

Início da construção do Abrigo da Pedra Aguda

Mutirão familiar no transporte dos materiais

Paulinho na eterna roçada do entorno do abrigo

Rodrigo Farma, Reinis, Luane e Jonas Pannain no reflorestamento da nascente

Calculo da chegada da água pela gravidade
O senhor é proprietário de uma área que está se tornando reserva natural ?

Nós conseguimos comprar uma propriedade no bairro do Anhumas, no pé de uma montanha, a mais famosa de Itajubá. E quem pratica ecoturismo na região conhece e vai muito para a Pedra Aguda. Com o tempo, conseguimos devagarzinho ir desenvolvendo algum trabalho, com cunho para turismo, preparando a propriedade para receber turistas. Fizemos um abrigo de montanha, há dois anos, com áreas de acampamento, desenvolvemos duas trilhas ecológicas, além da trilha principal que ia para o cume... Uma das trilhas vai para um bosque bem bonito, e a outra vai para uma parede de escalada, com 160m. E, dentro disso, estamos trabalhando na recuperação de uma rica nascente, plantamos muitas árvores, no período de um ano e meio plantamos 3.000 mudas, também formamos 2 florestas de eucaliptos, porque pretendemos utilizar estas madeiras para dar manutenção na propriedade, fazer alguns chalés, e também fazer uma atividade aérea que se chama arborismo.

Pedra Vermelha com a Pedra da Chita e Serra da Bela Vista ao fundo

Pedra Aguda e Abrigo de Montanha

Presença do Projeto Pescar

Fossa Séptica Biodgestora do Abrigo
Como foi o processo para obter o recurso para a RPPN?

Pintou uma oportunidade com a SOS Mata Atlântica. A ONG (Organização Não Governamental) dá um incentivo para a criação de reservas particulares. Então, ela tem um capital e o repassa para as propriedades que tenham interesse em criar reservas particulares. Dentro da lei ambiental brasileira, existem vários tipos de unidades de conservação, e a RPPN é uma delas. Aqui, em Itajubá, há uma unidade de conservação, que é a reserva municipal biológica da Serra dos Toledos, de onde vêm 40% da nossa água, mas é de uso restrito, ela só pode receber visitas de pesquisadores sem poder receber visitas turísticas. E, em 2000, foi estipulado pelo governo criar a Reserva Particular do Patrimônio Natural, que é RPPN, que faz com que o governo enxergue a propriedade como uma área de recuperação, com o intuito de formar corredores ecológicos, para fazer com que ali se preservem espécies, tanto da fauna quanto da flora. Além desse aumento da biodiversidade, tem ainda o cunho turístico. Então, a gente conseguiu da SOS Mata Atlântica uma verba para fazer toda a medição topográfica, a divisão da área que vai ser a RPPN, porque ali dentro do nosso sítio vai ter a área que vai ser reserva e a área onde eu vou poder explorar madeira, por exemplo, vou poder ter a minha casinha, vou poder morar se eu quiser.
Composteira

Paz do Céu

Turma da Anhumas no topo da Aguda

Adubo orgânico para o abrigo

Que tamanho tem esta área?

Ali tem 37 hectares, dão 14 alqueires, mais ou menos. Então é uma área, relativamente grande.

Gema no reflorestamento da nascente

Horta orgânica

Reinis analisando o solo


E conta a montanha também?

Tudo. Então, tem a área de pedra mesmo, que é nossa, que dá cinco alqueires mais ou menos só de pedra. E é onde tem escalada, com duas rotas de escalada. E o resto, toda encosta, toda parte de morro ali vai ser preservada. E isso para Itajubá é muito bom, porque vai ser a primeira propriedade que vai se transformar em reserva particular com cunho turístico. Em Itajubá, estamos trabalhando com turismo, e na verdade estamos estabelecidos em Itajubá, mas praticamos o turismo mais nas redondezas da região de Itajubá. Dentro de Itajubá mesmo, não tem nada que interesse às pessoas de fora conhecer. Apesar de termos um horto bem bacana, lá não tem nenhuma infraestrutura, nenhum plano de gestão de como se deve administrar um horto; não existe ainda ali um atrativo bem forte, sabe? Não há pessoas especializadas com os devidos conhecimentos de um profissional que elabore produtos interessantes dentro do horto. E é o principal ponto turístico de Itajubá, só que é uma área pequena, com uma portaria escondida ... a portaria não é legal ... só a entrada já desanima os visitantes !

Maria Antônia regando sua mudinha
Fabianne e Gema carregando saco de adubo

Zé Dito distribuindo as mudas nas covas

Abrigo a luz de lampeão
Como o senhor defende que deva ser explorado o horto?

Primeiro, mudar a entrada do horto. Ela poderia ser pela Escola Agrícola, imagine uma entrada com aquele predião bonito, que fará 50 anos agora, com um centro de informações turísticas bem localizado ali, sendo que ele já está de frente a BR-459, tendo ainda o IEF (Instituto Estadual de Florestas) bem na entrada. Eu até entendo que haja muitas coisas para administrar na prefeitura, pois são muitos problemas, só que está na cara de todo mundo a oportunidade ! Tem muita coisa legal que pode ser feita e estruturada para o turismo, onde poderemos destacar os bairros do Juru, Gerivá, Capituba, Canta Galo, Serra dos Toledos... Tanto lugares legais que podem ser explorados gerando sustentabilidade de uma outra forma.

Presença certa das Siriemas

Área do Abrigo
Juliana Lins reflorestando a área da nascente

Galera no trekking para Aguda

Com a implantação desta RPPN na Pedra Aguda, o senhor acredita que o turismo no bairro Anhumas vai ser fomentado como um todo?

Com a transformação de reserva, a Pedra Aguda, o bairro do Anhumas ... ganharão muito com isso ... o acesso para a Pedra Aguda tem atrativos importantes também, mas merece manutenções e cuidados. A comunidade itajubense começa a voltar os olhos para aquele bairro, pois temos um marco da nossa geografia que é a Pedra Vermelha, ponto de divisa para a bela cidade de Piranguçu (Pedra Vermelha em Tupi) que é muito bacana, temos circuitos de mountain bike, na região da Anhumas, pasando pelos bairros da Berta e Estância. Temos cachoeiras, como a da Estância. Iniciando a Seera da Pedra Aguda, temos o mirante das torres de televisão, que muita gente sobe para contemplar toda a vista de Itajubá. A partir dali temos uma travessia de caminhada, que percorre todo o topo de serra chegando até a Pedra Aguda. A gente começa a caminhada com mochila apartir do centro de Itajubá, e consegue percorrer, o Morro das Antenas, o Morro Grande, a Pirâmide, até chegar à Pedra Aguda, tudo por crista. É uma caminhada de montanhismo que a gente abriu há anos. E é um atrativo.
Reinis conquistando uma variante e Juninho na CMI

Projeto Pescar se alongando para caminhada ao cume

Galera caminhando para o abrigo

Projeto Pescar reflorestando a nascente da Aguda
De quanto tempo é este percurso?

O percurso é difícil mensurar, mas a caminhada dura em torno de quatro a cinco horas. É uma caminhada até que puxada, mas que tem rotas de fuga. No Pico do Galo, você cansou ou alguma coisa assim, pode sair no bairro do Anhumas. Então, quer dizer, toda serra está dentro do município, dentro da área urbana praticamente; é muito legal.
Abelhinha trabalhando

Maria Antônia e o papai Rodrigo em cima do Guatambú

Orquídea local

Nossos amigos

Temos alguns atrativos a mais na Serra da Pedra Aguda ?

Numa parte do Pico do Galo, antes da Pedra Aguda, tem um sítio arqueológico: é a Sítio Arqueológico da Anhumas. Temos também o principal atrativo arqueológico que é Gruta do Quilombo. Essa gruta foi utilizada pelos escravos que habitavam o Quilombo da Berta para se esconderem dos capitões do mato vindo da fazenda do espanhol Jordão (Campos do Jordão), isso traz um cunho histórico também para o passeio na Pedra Aguda. Quando estamos levando as pessoas para a Pedra Aguda, paramos nesse lugar, fazemos um lanche... No ano passado, levamos quatro turmas de colégio e fizemos uma parte de uma colônia de férias lá no sítio, fazemos paradas com piquenique, falamos da flora e da fauna. Tem um mirante depois que passa essa gruta, que dá vista para Itajubá ... é o Portal ! A caminhada para o pico tem um ambiente de floresta, você escuta macaco ... onde é possível avistar Jacus, Iraras e se tiver sorte ver um grupo de macacos Sauá ... vale a pena !

Turminha da escola XIX de Março

Sensibilização no cume

Paulinho na conquista da Boca do Paiaço

Reflorestamento na área da nascente

Tem como chegar lá em cima sem precisa escalar?

A principal rota é por caminhada. Saindo da porteira próximo a Pedra Vermelha levaremos 1:40 de caminhada, onde passaremos pela Gruta do Quilombo. Esta é a mesma rota que se faz para chegar ao Abrigo de Montanha, com acesso restrito apenas a carros offroad. Pela trilha direta, onde entramos na porteira próxima ao Pesqueiro do Márcio (Galpão Mineiro) onde levaremos 1:30 até o cume. Mas para quem gosta de escalada tem como subir e chegar ao cume escalando através de duas vias, partindo do abrigo a trilha principal leva apenas 40 minutos.

Reflorestamento do GAMA na área da nascente

Galerinha do XIX de MArço na Gruta do Quilombo

Turma do XIX de Março se preparando para subia ao cume

Vale de Piranguçu visto da trilha da Pedra Aguda

Após a criação da RPPN o que acontecerá ?

Em seguida a implantação da reserva vem os trabalhos maiores, que é a criação de planos de manejo, com cunho de recuperação e estruturação ecoturística. Nosso plano de manejo vai ser de implantar visitação dentro do sítio através da monografia desenvolvida pela minha esposa na conclusão do seu curso de Geografia. A Luane identificou os potenciais e as restrições para a estruturação ecológica do montanhismo no local. Com o fundo da reserva que a SOS Mata Atlântica também disponibilizará ao plano de manejo, iremos desenvolver guaritas, trilhas suspensas em madeira, banheiros ecológicos, sinalização, enfim, tudo dentro desse intuito. Acho que Itajubá ganha com isso onde as pessoas chegarem aos hotéis, poderão fazer uma visita a uma reserva, isso aí tem interesse, é um atrativo.
Sensibilização na cume da Aguda

Visita constante do amigo Lobo Guará

Rapel na colônia de férias do Clube Itajubense

Juliano Ribeiro na primeira enfiada da via de escalada CMI

No ano passado, eu ajudei a Prefeitura a desenvolver um inventário das riquezas naturais da cidade, onde incluimos 9 locais já prontos para a pratica da escalada em rocha. Tudo que temos catalogado em nossos arquivos, nós passamos à eles. A diretora da Secretaria de Cultura e Turismo de Itajubá, a Bruna Tiengo, somou a parte natural no inventário turístico aumentando ainda mais soma dos atrativos. Mas cada local precisaria de uma estrutura, desde banheiro, guarita, placas... E não é o proprietário que tem que fazer isto. Eu acredito que ele tem que só autorizar e ganhar com a entrada no local. A Prefeitura deveria fazer este investimento. A Secretaria de Turismo deveria utilizar os pontos que têm atrativos e ajudar com infraestrutura. Até para preparar o local para não ter impactos, arrumar trilhas. A Prefeitura ganhou uma verba do Ministério do Turismo para arrumar a entrada do horto. Mas por que não a próxima verba não ser destinada para essas outras coisas? A cidade toda ganharia com isto. Temos cachoeiras, a Serra dos Toledos... lugares maravilhosos que precisam de investimento. A gente tem tudo, mas falta gestão.

Juliano, Luigi e Bruno na terceira enfiada da CMI

Vista do cume da Pedra Aguda para Itajubá

Segunda turminha do XIX de Março

Lanche na laje de pedra

Projeto Pescar no início da Caminhada

Pedra Vermelha e Observatório de Brasópolis

Bate papo com a turminha

Sinalização da RPPN

Especialidade da casa

Contemplação


Fonte: www.itajubanoticias.com.br

Imagens: Arquivo Sítio Pedra Aguda

3 comentários:

Anônimo disse...

muitooo loka essa mtaria da pedra aguda .todos juntos fazendo acontecer.

pedra aguda o puro creme da serra da matiquerrrrra. abç paulinho

Sara Bondan disse...

Belíssimo Sítio!
Parabéns para você e toda a sua família.
Gostaria que Juiz de Fora tivesse locais como este!
Prrivilegiado por Deus!

Vitória disse...

Olha eu ali com os meus amigos do xix de março. Dia 8 de outubro estamos la dnv.