terça-feira, 1 de junho de 2010

Ayres Patagônicos


Dia 29/03 com as mochilas “listas”, saímos de Itajubá rumo a nossa tão sonhada viagem para Patagônia.

Entrada de El Calafate

Chegamos primeiro na cidade de El Calafate, onde descendo do avião na pista já tomamos aquela baforada gelada do clima patagônico.

Lago Argentino e El Calafate

El Calafate é uma cidade muito simpática, margeada pelo Lago Argentino que impressiona com sua imensidão. No hostel que ficamos já conseguimos ali mesmo comprar nossas passagens para Chaltén e aproveitamos para também agilizar uma ida ao Perito Moreno para o dia seguinte pois não podíamos deixar de conhecer este lugar antes de continuar a viagem.

Hostel Che Lagarto

Os sangue baum Mathias e Ivan

Che Lagarto

5 Estrelas

Entrada Parque Nacional Los Glaciares

Acordamos no dia seguinte, tomamos café, deixamos nossas mochilas guardadas no Hostel e partimos para o Parque Los Glaciares para conhecermos o famoso glaciar.

Perito Moreno

Plataformas de acesso

Perito Moreno

Parede de 30 metros de gelo

Simplesmente Fantástico! Essas são as palavras para descrever aquelas geleiras...formidável! Ficamos ali andando pelos balcões muito tempo só sacando fotos. Por ali ficamos durante o dia inteiro, voltamos para Calafate resgatamos as mochilas e fomos pegar o nosso ônibus.

Quedas de gelo constantes

Notro, flor Patagônica

Big Foot Patagônico

Entrada de Chaltén

Chaltén! Ah Chaltén ... que lugar!!!! Escalada para todos os lados e gostos ... Chegamos eram 22:30 com muito vento ... saímos do ônibus e já fomos procurar um camping.

Niver da Loo dentro da barraca, baum de mais !

Acordamos no dia seguinte com aquele barulhinho clássico na barraca e ... ah não ... chovendo!! Meu aniversario e nós ficamos o dia inteiro dentro da barraca dormindo, comendo e lendo ... sorte que levamos 2 livros!

Sinalizações

Tudo é escalada !

No fim do dia o tempo deu uma trégua e então fomos dar uma volta para conhecer melhor Chaltén e é claro procurar um restaurante pra tomar um vinho e comemorar...alias era meu aniversário! Simplesmente fantástico!

Cardápio

Feliz aniversário Loo !

Caminhada para Glaciar do Torre

No dia seguinte acordamos bem cedo porque as 7h tínhamos que estar na Casa de Guias para partirmos para o Glaciar do Cerro Torre. Começamos a caminhada exatamente no horário, ainda noite em Chaltén e o tempo bem fechado. Quando chegamos no mirante do Torre já amanhecendo percebemos que uma chuva leve começava a cair, mas mesmo assim continuamos a caminhada. Entrando na floresta percebi que uns gelinhos minúsculos caiam no anoraque ... e que o Orlando estava ficando bem desanimado com isso ...nevando!

Tempo começando limpar

Visuais

Continuamos caminhando, atravessamos o rio da Laguna Torre em uma tirolesa muito legal e quando chegamos ao Glaciar do Torre não estávamos acreditando em tudo aquilo ...

Tiroleza de acesso ao glaciar

É noiz !

El Mocho abrindo

Saint Exupery 2.558m

Trilha de acesso

Glaciar e Cerro Torre

Simplesmente choveu, ventou, nevou e agora estávamos com um céu azul sem nenhuma nuvem, um super sol e o Cerro Torre estampado pra gente! Fomos ao delírio!!! Simplesmente alucinante aquela paisagem .. completamente surreal!

Cerro Grande 2.751m

Vale do Torre

Parede do Glaciar do Torre

Glaciar

Caminhada no Glaciar

Muita emoção!

Finalmente entramos no glaciar, colocamos os grampões e enfim estávamos num parque de diversões! Foi demais! Tive um pouco de dificuldade para caminhar porque nunca havia caminhado no gelo e o Glaciar do Torre é extremamente duro e mais liso que sabão!

Cerro Torre 3.128m

Mar de gelo !

Passeio no gelo !

Visual total !

Ficamos caminhando por ali, quase cai por varias vezes e por fim encontramos uma parede para fazer um top rope que foi bem legal!

Loo praticando escalada em gelo !

Top maneiro !

Chegando ...

Uhu !

Paredinha legal !

Despedida do glaciar

O parque de diversão ficou completo!! Sem contar que nós estávamos nauseados de tanta beleza a nossa frente com direito a avalanches!

Despedida do Cerro Torre

Polia e Torre

Laura na Tiroleza

Por do sol no Torre

Depois de muito divertimento, muitas fotos e um dia fantástico, voltamos para Chaltén chegando por volta das 20h onde fomos comemorar esse dia lindo com um bom vinho, arroz, ovo frito e “papas fritas” no restaurante de nosso amigo Ruan. Por fim fomos dormir com um céu estrelado, uma lua cheia, com uma paisagem surreal em nossas mentes e com a expectativa do dia seguinte.

Cj Cerro Torre e Fitz Roy

Agulha Ponceinot 3.002m e Fitz Roy 3.441m

Chegada em Chaltén

Trilha para o Fitz

Acordamos já levantando acampamento e partimos rumo ao acampamento Poincenot. Caminhamos durante 3 horas, uma trilha super auto guiada e bem tranqüila.

Cidade de El Chaltén 430m

Sendero ao acampamento Ponceinot

Fizemos durante a caminhada uma parada indispensável no mirante do Fitz Roy que estava completamente limpo e lindo!

Vale do Rio de Los Vueltos

Trilhas autoguiadas

Cj Fitz Roy

Is we again !

Bosques de Lengas

Acampamento Ponceinot

Chegamos ao acampamento Poincenot, escolhemos um lugar para nossa casa e por ali ficamos só admirando durante o resto do dia.

Visu do camping

Acordamos no dia seguinte bem cedo e saímos caminhando para a tão indicada Laguna de Los Três ... que lugar!!! Subimos uma pendente bem íngreme, com muita pedra solta e neve em alguns pontos para minha diversão!! Então, chegamos a Laguna e ficamos por ali horas ... que paisagem!!!!

Agulha Ponceinot 3.002m

Agulha de la S, Agulha Saint Exupery, Agulha Rafael e Agulha Ponceinot.

Cj Fitz Roy

Fitz Roy 3.441m

Dia de Páscoa no Acampamento

Margaridas Patagônicas

Ponte sobre o Rio Branco

Subida a lagoa de Los Três

Yaoyin, arbusto patagônico

Vale da Laguna Hija e Laguna Madre

Loo curtindo a neve !

Agulhas De la S, St Exupery e Rafael

Laguna de Los 3

Uuuuuuuuuu paerim !

Baum demais !

Pena que o tempo não estava tão bom e com isso foram formando cada vez mais nuvens até que resolvemos começar a descer devido a uma chuvinha que começou a cair ... mas foi bem rápida e não atrapalhou descida...

Placas

Laguna Madre

Bosque de Lengas

Ficamos por mais uma noite no acampamento Poincenot e no dia seguinte começamos nossa volta a Chaltén, porém por um outro caminho que margeava as Lagunas Madre e Hija que atravessava uma colina e emendava na trilha do Cerro Torre que já conheciamos ... porém desta vez não tivemos sorte pois o Torre estava todo coberto.

Arbóle Nire

Folha do Nire

Chegando em Chaltén

Monumento ao caminhante que colocou fogo no parque

Chaltén e suas falésias

Visuais Patagônicos

Casa de Guias

Chegamos a Chaltén e ficamos o resto do dia despedindo de todo aquele lugar que com toda certeza em breve estaremos voltando ... pois quem vai uma vez até lá não tem vontade de voltar pra casa mais!

Buzão voltando

Loo e o Dog Marley

Fly way home !

Ushuaia

Buenos Ayres

Esperamos um dia retornar com nossa família e amigos para dividirem os mesmos momentos inesquecíveis que vivemos !

Texto: Luane Mohallem
Fotos: Luane e Orlando Mohallem

Nenhum comentário: