sábado, 10 de maio de 2008

Atravessando a Mantiqueira



No feriado do dia 21 de março, sexta feira, a Triboo! formou 2 expedições para o maciço rochoso dos Picos do Marins e do Itaguaré completando a respeitosa travessia. Estávamos em um grande grupo, por isso resolvemos nos separar metade para cada lado. Na kombi do Sr. Alcir um grupo partiu em direção ao campinho do Itaguaré e na “komboza” da Triboo! o outro grupo seguiu em direção ao acampamento base do Marins.



Saímos da Triboo! por volta das 7 horas e no nosso grupo que fez a Travessia Itaguaré Marins estavam presentes: a Daniela, o André Chiarello, o Ronaldo Masseli, o Tone Oliveira, o Hugo Alex, o Márcio Pelloso, o Orlando Mohallem e eu Luane.



Optamos por subir bem cedo devido a probabilidade de chuva a tarde, por isso, iniciamos a caminhada em um ritmo bem leve e agradável.


Com quase 3 horas de caminhada estávamos chegando à área de camping do Itaguaré, local que oferece água e uma bela vista da Serra Fina e do Vale do Paraíba. Como ainda sobrava tempo e o clima estava favorável resolvemos seguir para o acampamento 01 da travessia, algo que nos fez caminhar aproximadamente 1:30 a mais.



Chegamos e logo fomos se ajeitando por ali, em nossa frente estava estampada a linda face sudoeste do Itaguaré e logo mais tarde para finalizar o dia, fomos presenteados com uma maravilhosa, grande e redonda lua cheia.



A outra galera que partiu da Triboo! rumo ao Pico dos Marins, estavam presentes: o Daniel Navarro, o Tadashi Kawai, o Wagner Jacobson, o Silvinho Amaral, o Paulinho Eduardo, o Rogério Coli, o Bruno Ribeiro e o Juliano Ribeiro. Estes, logo cedo já estavam na área de camping da água do Marins onde já deixaram montado o acampamento e partiram mais leves para o cume.
O que eles mais queriam era ver lá de cima a bela lua cheia nascer e, após um bom tempo de admiração, desceram para descansar e se preparar para a caminhada do próximo dia.
No dia seguinte, ao nascer do Sol que se encontrava meio tímido entre as nuvens, a nossa turma que partia do Itaguaré levantou acampamento após um bom café da manhã e deu inicio a mais um dia de caminhada rumo ao acampamento próximo a água do Marins e, a turma que partia do Marins guiada pelo Juliano também começou mais um dia de caminhada rumo ao acampamento do Itaguaré.



Acreditamos estarmos sendo a primeira expedição da temporada de 2008 a estar passando pela travessia, pois o caminho estava em vários trechos bem fechado devido ao excesso de “bambuzinhos” que dificultavam a passagem com as mochilas que estavam grandes e pesadas.
Assim, após aproximadamente 3h de caminhada conseguimos chegar junto com a outra turma no ponto de referência conhecido como o meio da travessia que é a Pedra Redonda. Lá, conversamos com nossos amigos que seguiam o caminho oposto, tiramos algumas fotos com todos juntos e já continuamos nossa caminhada, pois estava ventando muito e o tempo ameaçava chover.


Dito e feito! Após alguns passos em direção ao Marins a chuva não deu trégua! Caminhamos aproximadamente mais 3h até chegarmos à água do Marins com todos os trechos abençoados pela chuva e completamente encharcados. A chuva só foi parar quando estávamos descendo a última rampa rochosa que vem da direção do Marinzinho para a água do Marins.
Quando chegamos foi o tempo de armarmos nossas barracas, nos ajeitarmos e lá estava ela de novo... Mais chuva!


No dia seguinte, domingo, acordamos cedo e preparamos a subida final até o cume do Pico dos Marins. O tempo havia amanhecido bom, apenas um pouco nublado com algumas janelas de céu azul e mais uma vez um sol tímido. Para o cume partiram apenas o Marcião, o Tone, o Ronaldo e o Orlando. O restante preferiu deixar suas botas aproveitando o pouco do sol para secar para a descida e ficar curtindo o acampamento.

Quando a turma que foi para o cume desceu após belas fotos e contemplação, ajeitamos nossas coisas e demos inicio a última descida. Aproximadamente 3h mais tarde estávamos chegando na ranchonete no Marins finalizando a travessia muito felizes com esta maravilhosa caminhada.
Luane Maia 10/05/2008

Nenhum comentário: