segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Escalada Artificial


No dia 15 de Novembro, Daniel Bruno e eu partimos em direção a Pedra Vermelha para a primeira repetição da via ‘’Em busca do furo perdido A2’’, aberta pelo Daniel Bruno, Gustavo Lopes e Orlando Mohallem.




Saímos bem cedo, antes de o sol nascer. Estávamos ansiosos por chegar em baixo daquela muralha vermelha. A via transcorre pela parte mais inclinada da parede e é também a parte mais alta. Uma escalada em artificial fixo e de muitos furos de clifs.



Chegando à base da via, decidido no par e impar, sai primeiro e logo já estava ganhando altura nos furos. Uma escalada que me enchia os olhos por sua beleza tanto pela bela linha quanto pelo visual que se tem do vale Anhumas, terminando ao fundo com a Cidade de Itajubá.



Ao chegar à primeira parada, a 50 metros do chão, meu amigo Daniel Bruno iniciou a subida curtindo os pêndulos necessários para a limpeza dessa cordada. Bem as nossas costas, a imponente Pedra Aguda com seus 1590 metros de altitude nos abrilhantava com sua beleza cênica.


Logo estávamos reunidos e prontos para mais uma cordada, essa e a próxima ficaram para o Daniel. Muitas passadas em furos de clifs faziam a escalada sempre emocionante.


A Limpeza das enfiadas ficaram comigo e tive muito prazer em curtir uns bons pêndulos.



Em um entrosamento perfeito fomos dividindo os trabalhos. Revezando as cordadas, fixando corda para que pudéssemos voltar ao chão.


Na quarta enfiada, um diedro alucinante me aguardava. Esta é a cordada mais linda em minha opinião. No final desta enfiada de 35 metros, esperei por Daniel que parecia uma criança brincando nos pêndulos.


A última cordada se faz em livre, um 6º grau onde se faz uso de umas peças móveis.




Adrenalina a todo vapor em progredir e ter que proteger nas fendas cheias de marimbondos. Mas com muito cuidado, eles não impediram nossa passagem.




Abraços e a satisfação de completar os 140 metros dessa belíssima escalada selaram nossa chegada ao topo da Pedra Vermelha. Fotos e um lanche rápido e logo iniciamos nossa descida nas cordas fixas. Descidinha linda.



Dever cumprido e de pés ao chão, arrumamos nossas mochilas e partimos para um delicioso jantar na casa do Daniel onde sua mãe, Dona Glória, já nos aguardava com um enorme frango caipira feito no mais puro estilo mineiro em seu fogão a lenha.


Juliano Ribeiro
04/12/2008

Nenhum comentário: