segunda-feira, 12 de abril de 2010


Conheça as paradisíacas e intocadas praias do Sul de Ubatuba, que pelo difícil acesso são praticamente desertas. Pegue uma carona conosco e aproveite a trilha com seu calçado mais confortável, depois coloque-o de lado e deixe suas pegadas nas areias dessas praias fantásticas.


Início na Praia da Lagoinha

A famosa trilha das 7 praias, é um trekking onde história e natureza convivem harmoniosamente, o percurso revela praias maravilhosas, comunidade caiçara com culinária típica, mirantes, a biodiversidade de flora e fauna da mata atlântica, e para os que procuram esporte a caminhada e o mergulho são destaques.

Trilhas bem sinalizadas

A Vila do Bonete tem uma trilha de acesso fácil pela Praia da Lagoinha, a mais utilizada pelos moradores. Pelo canto esquerdo da praia a trilha iniciase larga e sem desnível, levando até a praia do Peres e Oeste, duas pequenas praias cujo acesso só é possível por trilha ou barco, ótima pedida para se refrescar e dar um mergulho.


Belos Mirantes

Continuando pela trilha por mais 15 minutos chega-se a praia do Bonete, pequena e maravilhosa, com uma beleza surpreendente. Continuando pela trilha, sem muito esforço chega-se a praia Grande do Bonete, uma praia de tombo, areias grossas e mar calmo.


Praias Tranquilas

A Vila do Bonete é privilegiada para o mergulho livre porém para os não adeptos, a região ainda abriga uma comunidade de hospitaleiros pescadores tradicionais (caiçaras) e restaurantes que servem pratos típicos preparados com frutos do mar colhidos na fazenda marinha do local, vale a pena provar. Um mergulho é providencial para recarregar as energias para o próximo trecho de trilha, que inclui uma subia pesada de uns 20 minutos, exigindo muito esforço (protetor solar, boné e muita água são fundamentais).


Natureza pura !

Depois de tanto empenho, a recompensa é a deslumbrante praia Deserta, pequena porém muito aconchegante, suas areias são bastante grossas revelando seus traçados naturais, ao pisarmos em suas areias sentimos a energia mística sobre nossos pés. Sua orla preservada é coberta por amendoeiras e abricós. Colada com a praia Deserta está a praia do Cedro Sul, igualmente bela, onde habita um único morador: seu Benedito, caseiro do proprietário das terras onde se localiza este pedaço de paraíso. Esta praia é tão especial que recebeu recentemente o titulo como umas das 10 praias mais bonitas e sossegadas do Brasil, apesar disso nunca fica lotada pelo difícil acesso. Em frente a praia do Cedro, não deixe de observar próxima ao continente a mística lha do Mar Virado.


Trilhas leves

Desse ponto é hora de voltar, pelo mesmo caminho ou então de barco, com pescadores que cobram pelo trajeto, vale a pena para descansar e conhecer todo o percurso por outro ângulo.

Praias maravilhosas

Para os que gostam de uma pegada mais forte é possível fazer a trilha partindo da Praia da Fortaleza que tem um acesso pouco difundido e requer o acompanhamento de um guia local, o percurso leva 1 hora de caminhada até as praias do Cedro e Deserta, e mais 1 hora ate o Bonete, o trecho do Cedro para o Bonete é menor porém bastante íngreme exigindo um esforço físico que será bastante recompensador.

Sinalização

Para o retorno são 3 opções, voltar pelo mesmo caminho, de barco contemplando o visual da encosta preservada de Ubatuba ou a mais praticada que é a travessia da Fortaleza para a Lagoinha onde podem ser contempladas 9 praias: Praia da Fortaleza, Cedro sul, Deserta, Grande do Bonete, Bonete, Peres, Oeste e Lagoinha. Seja qual for o caminho escolhido, este trekking é um prato cheio para os que apreciam a pratica do ecoturismo com uma variedade grande de atrativos, trace o seu trajeto e aproveite!

Ares selvagens

Quaresmeiras

Gersom Rodrigues admirando a vista oceânica !

Outro visual !

Areias brancas

Luane na praia do Bonete

Montanha e mar

Trilhas em floresta

Pontão da Fortaleza

Uma das principais áreas de boulder do Brasil

Praia da Fortaleza, o fim ou o início, depende de você !

Texto: Site Ubatuba em Revista - http://www.ubatubaemrevista.com.br/
Fotos: Orlando Mohallem

Um comentário:

Mau Ramos disse...

maravilha! vou montar um grupo e vamos conhecer pela fortaleza.
valew as dicas!
parabéns