sábado, 1 de janeiro de 2011

Serra da Pedra Aguda

A Serra da Pedra Aguda está localizada na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais. Ela é composta por montanhas situadas a sudoeste da cidade, circundada pelos bairros da Anhumas, Berta, Estância, Mato Dentro, Nossa Senhora de Fátima, São João, Cantina, Vila Vicentina e Medicina. Esta Serra é composta pelos seguintes cumes: o Morro das Antenas (1.085m), o Morro Grande (1.140m), o Pico do Galo (1.240m), a Pirâmide (1.530m) e a Pedra Aguda (1.590m).

Silvinho Atitude subindo o pasto da Panorama.

Morro das Antenas e a cidade de Itajubá.

Destas montanhas a Pedra Aguda é de mais destaque, pois além de ser a mais alta, é nela que se encontra a maior biodiversidade de plantas e animais. Sua maior porção de mata esta situada na sua face sudeste, voltada para o bairro da Estância. Nela podemos identificar uma vegetação secundária formada por Jacarandás, Taiuveiras, Quaresmeiras, Ipês, Guapuruvus, Jacarés, Anjicos, Jatobás, Paineiras, Palmeiras, Araticuns, Guatambús entre outras mais. Também podemos identificar uma rica fauna ainda presente como: Porco do Mato, Siriemas, Quatis, Lobo Guará, Jaguatirica, Tucanos, Onça Parda (Sussuarana), Macaco Sauá, Canário do Terra, Mico Saguí, Jacús, Maritacas, Macaco Bugil, Tatus, Iraras, Teiús e Gaviões de variados tipos.

Mata Densa

Em sua parte geológica podemos perceber a nordeste da Pedra Aguda uma formação composta em sua maior parte de rocha Gnaisse em sua base e puro Granito nas partes mais altas. Em toda a Serra é possível localizar inúmeras nascentes de água, que a oeste ajudam a compor o Ribeirão Anhumas e a leste o Ribeirão da Estância.

Grande espécie arbórea

Silvinho e a grande árvore

Subida da crista do Pico do Galo

Há bastante tempo a Pedra Aguda é freqüentada por variados tipos de pessoas. Desde aqueles que admiram a bela vista do seu cume, onde é possível visualizar a Serra do Pedrão e a Serra da Pedra Branca de Pedralva a norte e o Pico dos Marins a leste. Infelizmente estes são a minoria, chamados por muitos de montanhistas, que discriminam fogueiras, cortes arvores e nunca deixam lixos espalhados no caminho e no seu topo, pois sabem o real valor que todo aquele ambiente frágil possuí. Mas encontramos lá, na maioria das vezes, pessoas sem noções nenhuma de preservação e cuidado com o meio ambiente. Geralmente estas pessoas acabam causando certos impactos desnecessários, como corte de arvore para fazer cabana e crimes ambientais como as queimadas que ocorrem quase todas as épocas do ano que há estiagem. Há também a presença de caçadores que fazem o uso covarde de armas de fogo para a captura de animais silvestres a beira da extinção.

Pedra da Anhumas, área de escalada local.

Área de acampamento do Pico do Galo

Face Oeste da Pedra Aguda

Pirâmide

Hoje o grande problema que há nesta montanha, é o uso descontrolado das terras, onde fazendeiros procuram formar pastos arando topos de morro que estão acima do limite estabelecido por lei, causando erosões e soterrando nascentes dágua desprovidas de proteção. Outro problema é a falta de orientação que deveria ser dada as pessoas que freqüentam toda a Serra. Atualmente, um grupo de montanhistas resolveram dedicar suas atividades à recuperação e proteção de toda a área da Pedra Aguda, onde através de campanhas e mutirões estão conseguindo dimunir grande parte destes impactos. A intenção do montanhistas é de trabalhar esta conscientização junto com a comunidade de todos os bairros, onde através das associações, haverá a oportunidade de levar a informação da melhor forma de preservar esta Serra que é de grande importância à toda comunidade itajubense

Beira de cerca que leva ao Pirâmide

Antes de chegar ao topo da Pedra Aguda, há uma toca bem grande onde aproximadamente a 150 anos atrás os escravos se refugiavam, fazendo dali local de esconderijo e lar contra o desconforto das senzalas das grandes fazendas da região de Piranguçu e Campos do Jordão. Atualmente, na Toca do Quilombo é feito o primeiro pernoite antes de se fazer o cume da Pedra Aguda.

Pastagnes em topo de morro.

O acesso a Pedra Aguda fica a 10km do centro de Itajubá, através da estrada do bairro da Anhumas. Seguindo em direção ao bairro da Berta o aventureiro deverá pedir autorização na Fazenda Bonanza através do Sr.Juarez, atual caseiro da propriedade.

Toda a Serra da Pedra Aguda já foi considerada como área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira através do decreto lei 91.304 de 03 de Junho de 1985, onde além de garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional, tem por objetivo proteger e preservar:
a) parte de uma das maiores cadeias montanhosas do sudeste brasileiro;
b) a flora endêmica e andina;
c) os remanescentes dos bosques de araucária;
d) a continuidade da cobertura vegetal da crista central e das manchas de vegetação primitiva;
e) a vida selvagem, principalmente as espécies ameaçadas de extinção.
Laje da Pirâmide

Pico do Galo, Morro Grande e a cidade de Itajubá

Atualmente, mesmo com as atividades que vem sendo feitas, fica difícil obter resultados positivos de recuperação e preservação desta Serra, pois hoje, as grandes entidades responsáveis pela informação, fiscalização e proteção como a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Itajubá, o Ibama, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e as faculdades competentes do meio; estão completamente preocupados com outros tipos de interesse.

Cume da Pedra Aguda
Orlando e Silvinho no topo da Pedra Aguda

Toda a Serra da Pedra Aguda merece um titulo de Parque Municipal, pois em toda sua extensão é possível criar atividades que trarão retorno e progresso a nossa comunidade através do turismo sustentável e de preservação.

Texto e Fotos: Orlando Mohallem
Imagens: Travessia da Pedra Aguda



Dados da Travessia:

Tempo de Duração: média de 6 horas.
Áreas de Acampamento: Pico do Galo (cume), Pedra Aguda (cume), Abrigo de Montanha da Pedra Aguda.
Pontos de Água: Na cidade e no abrigo da Pedra Aguda.
Resgate: Ultimo onibus Berta > Mercado as 17:00.
+ Infos: Orlado - 35 9986 4440

Um comentário:

Mathews Puga disse...

Maneira esta travessia, não conhecia, mas me interessei agora, rs! Gostei do teu blog, estou seguindo, sou montanhista também! Tenho uma matéria de uma Pedra Aguda no meu blog, mas é localizada no estado do Rio.

Abraço, Mathews