segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Expedição Rio Verde

 
Expedição Rio Verde

Após anos de planejamento, um grupo de canyonistas uniram forças para conquistar uma das bocainas mais importantes da Mantiqueira, pois esta, da passagem a um dos rios mais significantes do sul de Minas Gerais, o volumoso Rio Verde. 

Organizando as bagagens no Sr.José Ramos


Após anos fazendo a travessia da Serra Fina, o montanhista canionista mantiqueiro Bruno Dias alimentava a cada passada pelo vale Ruah a sua ambição de desvendar os segredos daquela drenagem.  

Foto oficial

Antes disso, em 2009, ele almejou junto com seu companheiro Lucas Agostini, explorar a bocaina do Rio Claro, que também nasce na Serra Fina e verte para cara sul da Pedra da Mina sentido a cidade de Queluz junto com seu companheiro Lucas Agostini. Eles obtiveram um grande sucesso e também um grande susto quando seu companheiro acabou quebrando o pé já quase na base da montanha. Mas com toda sua experiência, Bruno conseguiu retirar seu companheiro com a total segurança.

Descanço no acampamento Arnical 2.050m

Em julho deste ano, realizando a travessia da Serra Fina junto com Bruno Dias, ele me convidou para fazer o apoio a Expedição Rio Verde. 

Igor e Gustavo no relax


No feriado de 7 de setembro deste ano, parti de Caxambú junto com meus novos companheiros: Bruno Dias, Filipe Condé, Gustavo Piancastelli, Igor Roessler, Lucas Agostini, Luiz Lozardo, Marcelo Andrê , Paulo Machado Junior, Ramon Gaspar, Thiago Viotti, Rogério Cabral, Ricardo Melo e Roberto de Castro.


Dura subida após o Arnical

Após uma subida desgastante devido ao alto peso do equipamento em que dividimos em nossas cargueiras, chegamos ao vale Ruah no final de tarde junto com um vento frio de serra.

Dale subida

No dia seguinte toda equipe iniciou a descida pela drenagem principal da nascente. A partir dali nos despedimos e marcamos de nos encontrar no Paiolinho, bairro onde iniciamos a caminhada.

Lucas Agostini

Em seguida, nos despedimos e tocamos para o cume da Pedra da Mina para contemplar toda maravilha da Serra Fina. No final da tarde, iniciamos nossa descida até o acampamento Arnical onde faríamos nosso pernoite.

3 Estados e Planalto do Itatiaia

Acordamos no dia seguinte sem conseguir contato com o grupo. Resolvemos descer até a casa do Sr. José Ramos, início da trilha, e descobrir o local que o grupo iria sair.

Pedra da Mina 2.798m

Fizemos um reconhecimento da área próxima a casa do Sr. José Ramos até a margem esquerda do Rio Verde, onde levamos toda a tarde e acabamos pernoitando mais um dia por ali. Nesta noite tivemos a presença do amigo Maurício Anchovas, que esteve sempre atento ao apoio que se comprometeu a dar a equipe.

Rogério Cabral, presidente da Amicanion

No dia seguinte, acordamos cedo e descemos até o bairro do Paiolinho para reconhecer aquele pedaço. Foi onde chegamos a antiga usina e decretamos que dali eles não passariam e montamos uma pequena base por ali.

Altos visuais

Passaram algumas horas e algo nos disse que eles iriam sair antes e resolvemos subir até Sr. José Ramos e foi quando encontramos com a galera feliz da vida vindo caminhando pela estrada.

Descanço merecido no falso cume

Após muita comemoração, agilizei pra equipe um almoço no bar do Sinval la no Paiolinho onde pudemos trocar informações, contar histórias e comemorar bastante esta grande conquista realizada por um dos grupos mais unidos que já pude conviver.

Tartarugão

Montanhistas

Cabeça de Touro e Agulhas Negras ao fundo

Bruno Dias contemplando a serra

Cupim e Planalto do Itatiaia

Descendo para o Ruah

Cabral descançando

Conquista na conquista

Relax

Paulo Machado no Ruah

Felipe Condé e Ramon Gaspar pregados

Equipos

Bruno Dias fotografando o fotografo Marcelo Andrê


Amanhacer no Ruah

 Café da manhã comunitário, hora boa !

Agilizando os equipos 

 Bandeira Catalã

 Montanhistas descendo do cume da Mina

 Bruno Dias conversando com grupo de montanhistas

Grupo marumbino fazendo a travessia

 Galera da Alto Estilo

 Chegando a hora !


 Foto histórica

 Partindo pra bucaina !

Até o Paiolinhooo ! 

 A Serra Fina

O sherpa Roberto de Castro 

 Eu, Ricardo Melo e Roberto Castro

 Roberto e Capim Amarelo ao fundo

 Cume da Pedra da Mina 2.798m

 Agulhas desde a Pedra da Mina

 Descida do cume

 Roberto na crista

 3 Estados 2.656m

Acampamento Arnical 2.050m 

 Orquídea epífeta

 Cachu do Paiolinho

 Roberto no refresco

 Paraíso

 Borboleta aquática

 Lagarta pisicodélica

 Lanche com o Sr. José Ramos

 Apiário bacana

 Rio Verde abaixo do Paiolinho

 Cade os caras?

 Adeus Serra Fina !

Almoço no Sinval, nota 10  !

Agradeço o convite do Bruno e a amizade feita com essa rapaziada corajosa, competente e muito profissional ! Espero poder contribuir com outras conquistas históricas deste grupo.

Veja também:


Video produzido pelo Gustavo Piancastelli do Casca Grossa


Texto e Imagens deste artigo: Orlando Mohallem

Nenhum comentário: